quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Como fazer citação no TCC?



Citação é a "menção no texto de uma informação extraída de outra fonte" (ABNT, 2014,p.1). Pode ser uma citação direta, citação indireta ou citação de citação, de fonte escrita ou oral.


 CITAÇÃO DIRETA:


A citação Direta é quando você faz em seu trabalho uma transcrição textual totalmente fiel de algum outro trabalho, por exemplo, se você for realizar uma consulta sobre um autor e precisar citar uma frase ou trecho do trabalho deste autor para ilustrar o seu trabalho, então você poderá citá-la, fazendo a transcrição exata do texto, frase ou parágrafo e neste caso deverá utilizar de Aspas Duplas para identificar a citação, podendo ser de 2 formas:


  • Citando e em seguida referenciado, fazendo a chamada pelo nome da pessoa que, quando for no final da citação, deverá estar entre parênteses e ter o sobrenome do autor sempre em letras maiúsculas e logo em seguida, o ano de publicação do artigo e também a página da qual você retirou a citação.
  • Referenciando primeiro para depois citar, é o caso do nome do autor ser digitado normalmente, utilizando-se somente a primeira letra em maiúscula e logo em seguida inserir o ano e também a página da citação feita.

Podemos dizer então que a Citação Direta é a cópia fiel de um texto, seguindo exatamente o original, inclusive as palavras que estiverem grifadas ou em negrito, vindo com a seguinte observação: “grifo do autor”.

A reprodução de um texto de até três linhas deve ser incorporada ao parágrafo entre aspas duplas, mesmo que compreenda mais de um parágrafo. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. 

Exemplo 01:

Conforme Sinhorini (1983, p. 20), o “O BCG induz à formação de lesão granulomatosa, quer na ausência, quer na presença da hipersensibilidade específica detectada pelo PPD”. 

“As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação [...] no decorrer do seu raciocínio” (SEVERINO, 2000, p. 106). 

Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”. 

As transcrições com mais de três linhas devem figurar abaixo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas. 

Exemplo 02:

Valendo-se de várias hipóteses, Sinhorini (1983, p. 55) constata que

 [...] o granuloma tuberculoso é constituído por dois sistemas independentes: o macrófago que controlaria tanto o escape de antígeno da lesão, quanto o crescimento bacteriano da mesma, e o imunocompetente, representado pela hipersensibilidade e expresso morfologicamente pelo halo de células jovens da periferia da lesão, responsável pelo controle da saída de antígeno do granuloma e também pelo caráter crônico-produtivo do mesmo. 

CITAÇÃO INDIRETA

É o texto criado com base na obra de autor consultado, em que se reproduz o conteúdo e idéias do documento original; dispensa o uso de aspas duplas. 

Exemplo: 

A hipertermia em bovinos Jersey foi constatada quando a temperatura ambiente alcançava 2.5o (RIECK; LEE, 1948)


CITAÇÃO DE CITAÇÃO


É a citação direta ou indireta de um texto que se refere ao documento original, que não se teve acesso. Indicar, no texto, o sobrenome do(s) autor(es) do documento não consultado, seguido da data, da expressão latina apud (citado por) e do sobrenome do(s) autor(es) do documento consultado, data e página. 

  • Incluir a citação da obra consultada nas Referências:

REIS, J.; NOBREGA, P. Tratado das doenças das aves. São Paulo : Melhoramentos, 1956. p. 30-82.

  • Mencionar, em nota de rodapé, a referência do trabalho não consultado. 
Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: ...- Parte I (ABNT) _______________________________________________________________

Exemplo:

No texto: 

Atanasiu et al.¹ (1951 apud REIS; NÓBREGA, 1956, p. 55) chegaram às mesmas conclusões [...] 

_________________________ 
1 ATANASIU, P. et al. Action des pressions très élevées sur de virus de Newcastle. I. Dissociation du pouvoir infectieux et de l’hémogglutination. Annales de L’Institut Pasteur, Paris, v. 81, p. 340, 1951. 


Nas Referências: 

REIS, J.; NÓBREGA, P. Tratado das doenças das aves. São Paulo: Melhoramentos, 1956. p. 30-82. 

OBS.: Este tipo de citação só deve ser utilizada nos casos em que o documento original não foi recuperado (documentos muito antigos, dados insuficientes para a localização do material etc.). 

Referências Bibliográficas:

Universidade de São Paulo. Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP : documento eletrônico e impresso Parte I (ABNT) / Sistema Integrado de Bibliotecas da USP ; Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro, coordenadora ... [et al.] . - - 2. ed. rev. ampl. - - São Paulo : Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, 2009. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário